Seu Luís e o pneu furado: uma lição sobre marketing digital!

Era por volta das 22h em uma das avenidas movimentadas da cidade, quando um senhorzinho empurrando sua bicicleta vinha em nossa direção, vestindo um uniforme amassado e de aparência cansada ele nos abordou humildemente com um tom de voz apressado:

 

“Boa noite, meu nome é Luís e o pneu da minha bicicleta furou durante meu caminho pro trabalho… Eu estou muito atrasado e preciso de uma ajuda pra chegar lá, vocês podiam me dar uma carona ou me emprestar 10,00 pra eu conseguir chegar no prédio a tempo? Eu trabalho como porteiro e é minha primeira semana.”

 

Naquele momento, senti todos ao meu redor preocupados, nós realmente não tínhamos tempo para levá-lo até onde ele precisava, nem ao menos os 10,00 trocados que ele pedia, então desapontados pedimos desculpas e atravessamos a rua em direção ao restaurante.

 

O segredo por trás da bicicleta e a técnica infalível

Na entrada do lugar havia um segurança que havia observado toda a situação, e que com um tom de aviso nos abordou: “Olha, graças a Deus vocês não deram os 10,00 para aquele senhor…Ele está aí todos os dias contando a mesma história, e não tem quem o tire.”

 

Naquele momento não conseguimos ficar menos do que impressionados em como o Luís, sem saber, havia aplicado incontáveis estratégias usadas dentro do marketing digital. Depois de muitos dias, eu finalmente resolvi fragmentar cada aspecto colocado na frase dele e responder porque aquele senhor poderia ser um gênio do marketing.

 

O resultado foi uma lição sobre marketing digital

PERSONA: ele sabia exatamente quem abordar e onde abordar, ele sabia que aquele era o melhor horário para conseguir seu “trocado” e onde essas pessoas estariam localizadas, eu aposto que não foi por acaso que o seu Luís escolheu um local repleto de pessoas e na frente de um restaurante de excelente qualidade na cidade.

 

Além disso a circulação era grande e havia pequenas chances (com exceção do segurança) de alguém o reconhecer. Isso garantia ao dono da bicicleta uma assertividade muito maior em direção ao resultado.

 

GATILHOS MENTAIS: desde a humildade na abordagem até a pressão no tom de voz estrategicamente utilizado para convencer de sua história, o seu Luís foi tão esperto que sabia que as pessoas nem ao menos iam conferir se o pneu da bicicleta estava realmente furado.

 

E foi realmente o conjunto de tudo que nos fez ter a certeza de sua história, sem questionamentos.

 

FERRAMENTAS CORRETAS: a bicicleta, os sapatos sociais e o uniforme. As ferramentas que o seu Luís utilizou com certeza o garantiam um sucesso muito maior do que qualquer outro. Isso mostra não só que o conhecimento é importante, mas a forma como ele é aplicado também. Assim como no marketing digital!

 

O conhecimento amplo de persona, uma segmentação bem direcionada junto com bons gatilhos mentais e excelentes ferramentas é o que fazem grandes estratégias serem bem sucedidas no marketing digital.

 

Lembrar disso e identificar nas questões do dia a dia, assim como aprender de situações como esta, podem fazer toda diferença no seu cotidiano. Quer aprender mais sobre o assunto? Então encontre muito mais conteúdos na nossa newsletter, é só se inscrever aqui: http://bit.ly/newsprimage.

 

Esperamos ter ajudado!

Equipe Primage 😉

Autor Primage

A Primage é uma agência digital localizada em Londrina, mas que possui clientes em todo o Brasil. Somos especializados em Criação de Sites, Identidade Visual, Administração de redes sociais, Marketing Digital, SEO e muito mais.

Mais posts escritos por Primage