O Uso dos Ebooks no Marketing Digital: Guia Prático

By 21 de março de 2018Marketing Digital

Olá, pode entrar, sinta-se em casa! Só não te ofereço um café porque, bom, convenhamos que não daria muito certo… Mas podemos conversar um pouquinho, por que não? Sendo assim, vamos investigar a isca mais usada no marketing digital: o ebook!

Se você perdeu, na semana passada saiu um artigo no blog sobre alguns dos diferentes tipos de iscas digitais. Dê uma olhadinha, vai ajudar bastante antes de continuar a ler aqui: Os Diferentes Tipos de Isca Digital e Como Usá-los.

E lá vamos nós!

Marketing Digital: Algumas Estratégias

Uma recapituladinha de praxe:

A isca digital é um tipo de atrativo utilizado dentro do marketing digital que os desenvolvedores de conteúdo usam para enriquecer e complementar os conteúdos, assim como para conduzir o leitor e potencial cliente para a venda de determinado produto/serviço que é tratado ali, ou para captura de leads.

Tudo OK por enquanto? Se não estiver entendendo muito bem, ou quiser um conteúdo mais elaborado sobre o assunto, veja o artigo O que é Isca Digital e por que Ela é Importante?, em que tudo está explicadinho tim-tim por tim-tim.

Certo. Continuando: existem alguns tipos de iscas que são usadas no marketing digital. No artigo anterior eu expliquei como funcionam seis delas: infográficos, artigos similares, vídeos, webinários, e-mails e ebooks.

Mas hoje você vai aprender mais sobre a mais frequentemente aplicada das iscas: o promissor e surpreendente ebook!

O Estreito Relacionamento Entre Ebook e Marketing Digital

Acompanhe um raciocínio simples e embebido em um conteúdo semelhante: se o marketing consiste em um conjunto de técnicas voltadas para o atendimento ideal da demanda dos clientes, então o marketing digital faz essa mesma função no meio virtual.

Prosseguindo: se a isca digital é um gancho instigante para determinado público que consome determinado conteúdo cibernético, então, considerando a função e o funcionamento do marketing digital, ambos, marketing digital e iscas, devem andar de mãos dadas.

Ora, se a intenção do marketing digital é agradar e chamar a atenção do lead, então não há nada mais coerente do que usar as iscas como ferramentas para alcançar tal objetivo.

Última equivalência lógica de hoje: se o ebook é o tipo de isca mais disseminado, então o mais inteligente a se fazer é juntá-lo com o marketing digital. É aí que nasce uma história de amor!

Agora que marketing digital e ebook estão de mãos dadas, vamos ver agora, como fazer um funcionar junto do outro:

Elaborando um Ebook

Ebook nada mais é do que uma espécie de livro sucinto e virtual. Não é um caderno digitalizado e não é uma publicação trivial que se pode encontrar nas redes sociais.

Como quaisquer livros (ou melhor, a maioria deles), o intuito do ebook é ser mais extenso e informativo, dar conteúdo de fato substancial, do que notícias e dados rasos que podem ser encontrados em artigos (como o que você está lendo agora, que não é completo como um livro… Aliás, eu poderia escrever um ebook sobre essa conversa que estamos tendo, o que você acha? Comente aqui embaixo ou entre em contato conosco, vamos pensar a respeito!).

Enfim, já sabemos o que é um ebook e como ele pode ser usado como isca digital, mas como é que se monta um ebook?

Simples, meu caro. Tão simples que vou te dar o passo-a-passo enumerado:

  1. Escolha um tema. Sobre o que vai ser o seu ebook? Pode ser uma compilação de receitas, pode falar sobre carpintaria, sobre inbound marketing, ou até como trocar fraldas de bebês!
  2. O tema está estabelecido. Como você é uma pessoa muito empenhada e estudada, já sabe tudo sobre o assunto, é claro. Então pense em tópicos essenciais. Aqueles pontos que obrigatoriamente precisam ser debatidos no seu ebook.
  3. Agora você já pode redigir em cima desse esqueleto. Pense nos tópicos essenciais e os desenvolva!
  4. E essa é a hora de elaborar os subtítulos. Em que partes o seu texto pode e deve ser quebrado? É aí que os subtítulos vão entrar.
  5. Com isso, a parte mais gostosa: a formatação! Use os subtítulos para montar o seu sumário e vá montando a estrutura do ebook!
  6. Lembre-se dos três elementos essenciais: introdução, desenvolvimento e conclusão. É na introdução que você, bom, introduz, dá início ao assunto, o desenvolvimento provavelmente já ficou pronto no terceiro tópico e é na conclusão que suas referências bibliográficas e os seus dados devem aparecer.
  7. Agora que está tudo quase pronto: diagramação! Essa parte do design, que deixa tudo com cara de “que lindo, que interessante, quero ler”!
  8. Tcharam! Ebook pronto! Basta publicar, ou vender, ou dar como brinde para os clientes, você que decide!

Que tal isso? É assim que ebooks como o nosso são construídos! Pode ser trabalhoso, mas o caminho é fácil de tudo.

E está pronta mais uma ferramenta entre as diversas iscas que podem ser implementadas no marketing digital!

 

Como as iscas encontradas nesse, no artigo da semana passada e no da retrasada, você pode encontrar links para o nosso ebook sobre inbound marketing, uma estratégia interessantíssima dentro do marketing digital. Leitura mais do que recomendada!

Fique junto comigo aqui no blog, vamos falando de tudo um pouco!

Continue lendo sobre isca digital no artigo seguinte: Como Desenvolver a Isca Digital Perfeita para o seu Negócio.

 

Se tiver qualquer dúvida, ou simplesmente quiser bater um papo, entre em contato ou deixe seu comentário aqui! 😊

Maria Victoria

 

Resultados Digitais – Geração de Leads: 10 Tipos de Iscas Excelentes para Produzir Agora

Resultados Digitais – Como Planejar e Criar Ebooks a Partir de Posts do Blog

Primage – Como o Marketing Digital está Revollucionando o Mercado

Primage – Ebook Introdução ao Inbound Marketing