O que são Leads: Descubra uma Poderosa Forma de Vendas!

By 6 de dezembro de 2017Marketing Digital

Eu aposto que sua empresa pode ter alguns problemas como organização e produtividade, mas quando falamos em desafios, a busca diária por clientes é o maior deles! Sabendo disso, e querendo encontrar uma solução, é necessário fazer outra pergunta: o que são leads?

Você já deve ter tentado de tudo para fazer sua empresa crescer, e com certeza já sabe da importância de investir nos meios digitais, e já tem feito o possível para atrair mais pessoas que acreditam no seu produto certo?

Muitas vezes os resultados parecem distantes, mesmo investindo muito esforço. É aí que surgem as novas estratégias, principalmente as estratégias de marketing. Foi sentindo a necessidade de se criar novas formas de atração de clientes que surgiu o processo de geração de leads, entenda mais:

Inbound Marketing 

É impossível falar sobre o que são leads sem falar um pouco sobre inbound marketing e marketing de conteúdo, duas estratégias extremamente efetivas do marketing digital!

Durante muito tempo foram usadas diversas técnicas em prol de um objetivo: atrair mais clientes. No entanto algumas dessas técnicas se tornaram cansativas e o consumidor se tornou cada vez mais exigente em relação a como a forma do produto era apresentada, gerando até uma certa resistência em relação à anúncios que explicitamente vendiam algo.

Daí surgiu o inbound marketing e o marketing de conteúdo, estratégias que fornecem ao consumidor o que ele precisa: informação! Através de uma série de ferramentas e muita criatividade, foi criada uma nova forma de atrair clientes: o conteúdo sério e rico que sua empresa pode oferecer, de uma forma inteligente e que gere resultados!

Isso quer dizer que é através da valorização do conhecimento que sua empresa tem sobre o produto que vende que é atraído exatamente o público que você procura (persona) de uma forma extremamente estratégica.

O que são leads?

Uma das maiores estratégias do inbound marketing e do marketing de conteúdo é a geração de leads: atrair um potencial consumidor que se interessou por sua marca ou produto.

Em sua forma literal, lead em português significa “conduzir” e é exatamente isso que o processo faz, induz e conduz o possível cliente a se tornar um fiel cliente. Ok, mas como isso acontece?

De uma maneira simples: é através de conteúdo e estratégia, ou seja, gerando conteúdo como ebooks, infográficos e artigos que são valiosos, é possível identificar quais são as pessoas que se interessam pelo assunto e produto da sua empresa, e a partir daí pode-se entender o que são leads.

Os leads são os possíveis clientes que se interessaram pelo assunto que sua empresa é especialista e que tem grandes chances de se interessarem ainda mais pelo seu produto, o que torna muito mais simples o processo de atração de novos clientes!

Após o conhecimento de quem são essas pessoas, esses leads devem ser “trabalhados”, como chamamos, cada lead se encontra em uma etapa e é através disso que podemos gerar novos conteúdos para que o lead avance nas etapas e chegue finalmente no destino final: a compra!

Tudo isso de uma forma que não invada o espaço do consumidor e que, de uma forma inovadora, o induz e atrai a compra sem ele ao menos perceber. E com a velocidade da informação na internet é possível gerar uma quantidade significativa de leads em pouco tempo.

 

Quer saber como você pode introduzir essa máquina de atrair os clientes ideais na sua empresa? É só ficar de olho aqui no blog, ou deixar sua pergunta nos comentários! Ficarei feliz em ajudar.

 

Espero ter ajudado! Até breve 🙂

Giovanna Rezende.