O que é Isca Digital e por que Ela é Importante?

By 7 de março de 2018Marketing Digital

Olá, como vai? Aqui está tudo certo, obrigada por perguntar!

No blog falamos constantemente sobre o funcionamento básico e a aplicabilidade do marketing digital, como forma de geração de potenciais clientes e comercialização. A isca digital é uma parte importantíssima desse processo.

Os potenciais clientes são chamados de “leads”, cujo conceito você pode ver no artigo O que são Leads: Descubra uma Poderosa Forma de Vendas!, o que recomendo que faça, para ter um conhecimento maior antes de prosseguir aqui.

Então falemos sobre isca digital! Mas, antes:

O Marketing Digital

Antes de mais nada, uma introdução (razoavelmente) breve e (bastante) simplificada ao marketing digital:

Marketing, resumidamente, é o nome dado para as estratégias tomadas para um upgrade nos lucros de uma empresa. Isso é feito pela adaptação do produto ou serviço de acordo com os pedidos do público, o que pode se dar por campanhas, mudança de design, pesquisas de mercado, entre inúmeras outras formas de ter contato com o cliente para moldar seu esquema de vendas em cima dessa procura.

Compra e venda, demanda e oferta: tudo gira em torno do método de acesso aos possíveis clientes e, por fim, da venda. O desenvolvimento do marketing se dá sobre a ultrapassagem e o aprimoramento de técnicas de contato com o cliente.

Ou melhor, o marketing cresce quando, por exemplo, alguém está vendendo determinado produto ou serviço e o seu método de abordagem ao cliente não está funcionando mais, ou até se quer tentar algo novo e diferente, com cara de que vai dar um bom resultado.

Uma das mudanças que o mercado experimentou foi a iminente digitalização da venda. Com os inúmeros avanços tecnológicos constantes, nada mais natural do que a canalização de praticamente todas as interações sociais para o meio virtual. Com o comércio não poderia ser diferente.

O marketing digital é a seção do marketing focada especialmente no mundo cibernético, já que se difere bastante de outros tipos de marketing por conta da plataforma em que se insere. O marketing digital busca satisfazer tanto as necessidades simples de compra e venda quanto as que se instauraram especificamente no meio digital.

OK, mas onde é que entra a isca digital?

Isca Digital: Esse Nome é Proposital?

Assim como a isca que se joga na água para pegar peixes, a isca digital é um atrativo, para as pessoas em acesso a determinado conteúdo, que busca tornar esse contato em venda.

Não são pedacinhos de carne e peixes de silicone que vão puxar os olhos das pessoas navegando pela internet, mas demais coisas que lhes sejam interessantes e relevantes de alguma forma. Isso é a isca digital.

Quando determinada marca está instaurada na World Wide Web e trabalha no desenvolvimento de conteúdos informativos (publicações em redes sociais e artigos em blog, por exemplo, que levem o leitor a entender o que essa marca oferece), existem alguns ganchos dentro do conteúdo em si que encaminham o consumidor a outros conteúdos ou páginas de venda.

Esses ganchos são chamados de isca digital. Sabe aquelas coisas que eu falei mais cedo que devem chamar a atenção e ser relevantes? Certo, acompanhe meu pensamento: se pessoa X está lendo meu artigo, por exemplo, é porque se interessa pelo assunto, confere? Assim como você está fazendo agora. Bom, sendo assim, a possibilidade de X se interessar por conteúdos similares é grande.

É aí que o desenvolvedor de conteúdo (assim como eu) poderá determinar quais serão as táticas mais adequadas para cada situação e posicionar a isca digital estrategicamente, ou seja, linkar esses conteúdos similares no primeiro acesso.

 

Gostou do conteúdo? Se sim, aí vai um exemplo de isca digital de mim para você: acompanhe nosso blog para ficar por dentro de novos e diferentes conteúdos, tudo que você precisa e quer saber sobre o mundo virtual.

Continue lendo sobre isca digital no artigo seguinte: Os Diferentes Tipos de Isca Digital e Como Usá-los!

Inclusive, uma última sugestão: veja as isquinhas que deixei no meio desse texto. Cada uma delas vai te ensinar um pouco mais e ajudar a aprofundar o seu conhecimento sobre o marketing digital e demais assuntos semelhantes.

 

Se tiver qualquer dúvida, ou simplesmente quiser bater um papo, entre em contato ou deixe seu comentário aqui! 😊

Maria Victoria

 

Resultados Digitais – Geração de Leads: 10 Tipos de Iscas Excelentes para Produzir Agora

Primage – O que são Leads: Descubra uma Poderosa Forma de Vendas!

Primage – Como o Marketing Digital está Revolucionando o Mercado