Como usar podcasts à favor do seu negócio!

By 26 de novembro de 2018Dicas, Marketing Digital

Há alguns anos a Apple anunciou 1 bilhão de assinaturas para ouvir os podcasts que até hoje rendem público de todos os gêneros e idades pelo mundo inteiro. A informação desencadeou uma nova corrida em busca da resposta de como usar podcasts para gerar muita renda! Um novo mercado foi estabelecido no mundo digital, e um que poderia competir com os vídeos, mas sem o trabalho de procurar o ângulo perfeito, ao invés disso, o áudio perfeito!

 

De lá para cá o número de ouvintes cresceu ainda mais, vimos eventos ganharem estúdios exclusivos para o desenvolvimento de podcasts, e até personagens icônicos de quadrinhos deixarem seus empregos usuais para se tornarem podcasters. E se os números apontam, não há como fugir, é preciso investir na inovação e aprender a introduzir essa oportunidade no seu negócio.

 

E como sempre, esse é o nosso papel! Te ajudar a entender como desenvolver materiais relevantes na internet, incluindo como usar podcasts de forma correta, à seu favor:

 

Mas eu não sei nem por onde começar!

Talvez se te perguntarmos se você lembra quem é J. Jonah Jameson você não terá a mínima ideia de quem estamos falando. Mas é só inserir peter parker (o homem-aranha) dentro de um escritório, e você pode no mesmo instante associar à aquele bigode mandão que gritava por novas matérias para sair no jornal, lembrou de alguma coisa?

Bem, se não lembrou não tem problema. O importante é saber que em uma nova edição do Clarim Diário (jornal fictício do quadrinho) a Sony revelou que o personagem estaria deixando o Jornal para ser podcaster. Isso mesmo, o mundo digital chegou até mesmo nas histórias em quadrinho. E se há algo à se tirar disso, isso é: todo mundo precisa começar de algum lugar, mesmo que você não tenha a mínima ideia de como usar podcasts.

 

Dicas que daríamos a J. Jonah Jameson

 

Se nós pudéssemos ter o contato com o famoso editor dos quadrinhos do homem-aranha, nós daríamos algumas dicas essenciais para esse iniciante do meio digital. Se você também quer saber como usar podcasts a favor do seu negócio, aproveite e anote:

 

 

  • Desenvolva uma estratégia: nenhum conteúdo relevante possui bons resultados sem uma boa estratégia. Não é só começar a gravar sem pensar qual o intuito e o objetivo, é importante ter metas bem definidas para alcançar o resultado desejado.
  • Monte uma boa pauta: quais serão os assuntos discutidos? Procure assuntos que estão em alta e que interessem seu público, assim você garante maior assertividade.
  • Grave com os equipamentos ideais: nada de gravador de celular! A não ser que ele seja excelente. Mas é fundamental possuir um microfone e uma boa captação sem ruídos. Do contrário irá parecer amador e seus ouvintes podem não entender nada, o que só irá manchar a imagem do seu negócio.
  • Edite de forma profissional: com certeza haverão erros ou momentos que não são tão necessários. Para isso o corte e a edição de áudio são fundamentais! Lembre-se que é necessário conhecimento para que o podcast fique com a qualidade de áudio esperada. Além disso o formato do áudio deve estar de acordo com o meio que será publicado.
  • Divulgue de forma correta: tão importante quando todo o desenvolvimento, é a forma como você irá divulgar. Qual será a plataforma? E quais serão as redes em que você vai propagar seu podcast? Pense com cuidado antes de desenvolver esta estratégia pois ela pode lhe garantir muito sucesso, ou o total fracasso!

 

 

Lembrando que se o mundo dos podcasts ainda está muito distante da realidade de suas habilidades, ou se depois disso você acredita que eles não se enquadram no seu negócio, você possui duas opções: você pode investir em outra isca digital – existe uma lista com diversas delas aqui – ou você pode investir em um trabalho profissional para seu negócio. Veja como neste link!

 

Esperamos ter ajudado. Grande abraço 😉

Equipe Primage.

Autor Primage

A Primage é uma agência digital localizada em Londrina, mas que possui clientes em todo o Brasil. Somos especializados em Criação de Sites, Identidade Visual, Administração de redes sociais, Marketing Digital, SEO e muito mais.

Mais posts escritos por Primage