Software de automação de e-mail: para que serve?

E aí, pessoal! Como vocês estão?

 

Sei que que estou meio sumidinha daqui, mas agora tô voltando com tudo! E para dar esse pontapé, trago um assunto que muitos já ouviram falar, mas que a maioria não sabe tão bem como funciona: automação de e-mail.

 

Me acompanhe aqui e entenda do que eu estou falando…

 

O que é automação de e-mail?

A automação de e-mail nada mais é do que uma ferramenta que auxilia na automatização das estratégias de marketing de uma empresa, tanto nos grandes negócios quanto nos menores. Mas se engana quem pensa que é apenas disparar um e-mail padrão aos contatos ou trabalhar com auto-respostas. Isso ficou no passado!

 

Quando usado devidamente, a automação de e-mail garante com que os leadstambém conhecidos como contatos! – recebam informações mais bem orientadas, com conteúdo altamente relevante e mensagens que tenham a ver com o perfil e interesse de cada um. E outra característica fundamental aqui é: no momento certo!

 

 

Em um tempo nem tão, tão distante, os sistemas não estabeleciam um público alvo e disparavam e-mails para todos os contatos, criando uma abordagem agressiva e gerando o conhecido spam. Isso fazia com que o cliente em potencial ficasse até mesmo com raiva da empresa/marca e tornava o vínculo cada vez mais difícil. Agora, a automação do e-mail se destaca também na entrega da mensagem!

 

Se ainda não ficou claro, vamos lá…

 

Para que serve?

A automação de e-mail determina quais serão os alvos que receberão determinada comunicação para torná-la cada vez mais adequada. Isso acontece a partir de características de comportamento. Com a ferramenta certa, as empresas conseguem enviar automaticamente um prospecto de maneira ágil e com um conteúdo relevante aos interesses de determinado grupo.

Em resumo, vai atingir a pessoa certa, no momento certo!

Os clientes com interesse em um produto ou serviço podem receber informações sobre um item específico de maneira rápida. Esse nível de comunicação, baseado no comportamento, gera alto grau de conversão e retorno financeiro. Por isso que a automação de e-mail apresenta um crescimento rápido nas atuais estratégias de marketing.

Eu falei tudo isso, mas agora vou tornar ainda mais claro os principais objetivos da automação de e-mail:

  • Dar mais qualidade aos leads;
  • Aumentar a conversão dos leads;
  • Pontuação de leads;
  • Formas dinâmicas de disparo;
  • Aumentar os resultados das receitas.

Esse é apenas o primeiro de alguns artigos que ainda vou publicar aqui no blog sobre o tema. Fique de olho e vamos construindo esse conhecimento juntos!

Se tiver qualquer dúvida, entre em contato ou deixe o seu comentário, aqui. Prometo que te respondo rapidinho! 🙂

Cibele Chacon